Notícias

Deputada Adriana Accorsi defende exame oftalmológico para alunos





14/02/17

Toda criança, ao ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública ou particular do Estado de Goiás, deverá realizar exame médico oftalmológico completo, no prazo de 60 dias a partir da data da matrícula, é o que prevê projeto de lei da deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT).

A proposta prevê que será dever da escola, no ato da matrícula, comunicar aos pais ou responsáveis, a necessidade e obrigatoriedade de realização do exame de vista da criança a ser matriculada. Caso os responsáveis pela criança não tenham condições de pagar os custos do exame oftalmológico, a escola buscará garanti-lo a partir da articulação com os serviços de assistência social e de saúde disponíveis na rede.

Segundo dados do programa de alfabetização solidária do Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de evasão escolar no Brasil acontecem por conta de problemas de visão, já um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 5% das crianças brasileiras são cegas de pelo menos um olho e 60% dos casos de cegueira são evitáveis.

Para Adriana Accorsi o problema quase sempre é de solução simples - como o uso de óculos de correção. “O projeto pode evitar a evasão escolar, pois problemas de visão muitas vezes causam desestimulo para crianças e adolescentes continuarem os estudos e dificuldades de aprendizagem por não enxergar direito. Para os pais carentes e locais que não há exames devem ser feitas parcerias com os Centros de Referência em Assistência Social para atenderem os estudantes. Vamos procurar o conselho de oftalmologia e as Universidades que ofertem cursos de medicina, para propor ações como consultas itinerantes”. Afirma, Adriana Accorsi. 

Outras notícias

Adriana Accorsi realiza prestação de contas
Deputada Adriana Accorsi é Destaque na Política Goiana
Deputada Adriana Accorsi quer a criação de DPCA na cidade de Goianésia

^ ir para o topo | página inicial | contato


Email: contato@delegadaadrianaaccorsi.com.br
Assembléia Legislativa - Palácio Alfredo Nasser, Alameda dos Buritis, 231, Setor Oeste - Gabinete 32
Telefone: 62 3221 3205

© 2015 Deputada Estadual Delegada Adriana Accorsi. Todos os direitos reservados.